5 motivos para marcas do setor rural investirem em gerenciamento de redes sociais

quinta-feira, 23 de agosto de 2018. Postado por .

As redes sociais são espaços de comunicação e marketing que permitem um diálogo sem barreiras de sua marca com o público. Através das inúmeras plataformas disponíveis, você pode falar sobre seus produtos e iniciativas, ter uma comunicação aberta e direta com o público e ainda monitorar todo seu investimento em publicidade.

Segundo pesquisas, 58% da população brasileira é usuária das redes sociais. Isso quer dizer que há muito público para receber seus conteúdos e saber mais sobre seus produtos, sua história e sua empresa.

Neste post, listamos 5 razões para você investir neste recurso tão poderoso e que potencializa ainda mais a sua marca.

1 – SAC versão Social Media: comunicar-se diretamente com o público

Todos conhecemos o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Hoje, inclusive, já existem diversos formatos desse serviço, que iniciou apenas com contato via telefone. As redes sociais, embora não tenham nascido com o propósito de dar suporte ao consumidor, passaram a ser utilizadas também como canais de atendimento ao público. Por conta disso, investir em um atendimento humanizado, rápido e que traga soluções ao seu cliente – seja ele um consumidor em potencial ou fiel à sua marca – é fundamental.

O imediatismo das redes sociais faz com que todos queiram ser respondidos com rapidez e com informações consistentes. Suponhamos, por exemplo, que você tenha uma agroindústria de laticínios e receba uma reclamação em sua página do Facebook. É imprescindível que a resposta ao cliente seja rápida. O setor responsável pelo gerenciamento de redes sociais deve entender o problema que ele expôs e respondê-lo com alguma solução, sempre demonstrando atenção e presença para o que ele disser.

Os consumidores sentem-se satisfeitos quando a empresa toma o problema dele como “seu”. Se sua taxa de responsividade nas redes é alta, certamente terá mais crédito com seu público, pois boa parte das plataformas já indica ao público qual é o tempo médio de resposta.

2 – Monitorar investimento na publicidade

Algumas ferramentas de interação social possibilitam que você patrocine conteúdos, como vídeos ou textos. Com esse recurso, você consegue definir bem o direcionamento de suas postagens ao público que busca atingir e, então, ter um bom alcance com as publicações. Esse processo pode ser muito mais rentável à sua marca, se comparado com os métodos de publicidade tradicionais.

As campanhas patrocinadas nas redes sociais têm custos baixos, podendo custar um valor mínimo de R$ 5,00. Quanto mais você investir, mais retorno poderá ter, mas, para isso, deve construir o seu anúncio da maneira correta.

Muitas marcas gastam muito investindo em spots de rádio, folheteria e anúncios em jornal para divulgar seus produtos e fortalecer a lembrança de marca. No entanto, estes artifícios não fornecem nenhum tipo de relatório sobre o público. Nos patrocínios online, você consegue saber o gênero, a localização, a faixa etária, os interesses e outras informações sobre quem teve envolvimento com os conteúdos da sua empresa.

3 – Fortalecer a lembrança de marca

Muitos empreendedores do setor rural consideram que, se uma empresa já está consolidada no mercado, não há necessidade de investir em gerenciamento de redes sociais. No entanto, mesmo que não haja possibilidade de crescimento ou interesse em expansão da empresa, é essencial manter a comunicação online com o público existente.

Se uma marca deixa de se posicionar online, ela pode deixar de ser lembrada. Porém, é importante que a forma de se comunicar pela internet esteja alinhada com seus valores, sua missão e sua visão. Além disso, é importante ter uma boa comunicação visual, pois ela cativa seu público e garante boa apresentação.

4 – Diversas plataformas para compartilhar conteúdos

As redes sociais possibilitam a você alcançar novos públicos – além de fidelizar os clientes que já têm. São canais acessíveis tanto para a marca, quanto para o consumidor. Atualmente, as redes sociais mais utilizadas são Facebook, Instagram, WhatsApp, Linkedin, Twitter e YouTube. Cada uma tem suas peculiaridades e boas práticas de uso e praticamente todas tem zero custo de hospedagem e manutenção – sem considerar os patrocínios.

Para que a marca se consolide, é necessário investir em um bom gerenciamento de redes sociais, além de apostar em publicidade online. As plataformas utilizadas devem ser levadas a sério como canais de comunicação efetivos e que não podem ficar abandonados, sem ter frequência de postagens.

Há também o e-mail, os sites e os blogs, que não são redes sociais propriamente ditas, mas são muito utilizadas para a divulgação e hospedagem de produções de marketing de conteúdo. Todas essas ferramentas permitem que você monitore seu público, saiba de onde ele acessa seus conteúdos, além de conhecer mais sobre as preferências dele – conforme falamos mais acima. Com todas essas informações, você pode direcionar seu público a produções que podem agradá-lo e torná-lo fiel à sua marca.

5 – Falar sobre a marca de diversas formas

A apresentação dos seus produtos, os possíveis usos das suas fabricações, novidades e parcerias estabelecidas, o funcionamento da sua empresa, suas práticas que levam em consideração o meio ambiente… São inúmeros os conteúdos possíveis para abordar a sua marca nas redes sociais!

O gerenciamento de redes sociais deve ter, antes de tudo, bom planejamento, conteúdo de qualidade com frequência de postagens e um cronograma que seja agradável ao público. Mapear datas comemorativas importantes é um exemplo do que não se pode esquecer.

A estratégia de um social media deve envolver planejamento, análise, criatividade e um entendimento profundo de comunicação e linguagem para interagir de forma adequada com o seu público. É importante alimentar as páginas com conteúdos interativos, que conversem com a proposta da empresa, por exemplo. É preciso considerar que cada rede social tem suas peculiaridades, horário de maior audiência e formas de envolvimento com as publicações.

E é imprescindível que seus dados, como telefone, site e produtos sejam atualizados com frequência. A divulgação de informações erradas sobre sua empresa é uma das piores propagandas que você pode fazer sobre si mesmo. Lembre-se: de nada adianta ter todas as informações possíveis sobre o público e ter contas em todas as redes sociais, se seus conteúdos e seu atendimento não são eficientes.

Com o compartilhamento de bons conteúdos e mantendo a atualização das redes, além de fidelizar os clientes, você se torna autoridade no seu ramo. Trazer informações que casem com o interesse do seu público com frequência fará com que ele busque seus conteúdos.

Caso você tenha interesse em realizar o gerenciamento das redes sociais da sua marca –  seja ela uma empresa, instituição, cooperativa agrícola ou rota de turismo rural – entre em contato com a Cultivo pelo e-mail contato@agenciacultivo.com.br ou pelas redes sociais.

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