Conferência AgUrb – UFRGS

Debater a alimentação e a agricultura em contexto de aproximação do campo e da cidade se alinha ao que fazemos na Cultivo. Participamos como ouvintes da 3ª Conferência Internacional AgUrb (Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada), realizada entre 17 e 21 de setembro de 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aproveitamos a ocasião para entrevistar agricultores, pesquisadores e chefs de cozinha para falar sobre o papel da agricultura ecológica na definição dos rumos da nossa sociedade. O material foi documentado em vídeos de até 60 segundos em nossas redes sociais.

View this post on Instagram

Aproximar a gastronomia da rua e valorizar a escolha de ingredientes locais, sabendo de onde eles vêm e fortalecendo cadeia de produtores familiares. Estas são algumas das premissas do chef Rodrigo Paz (@rodspaz), idealizador do Comida de Rua (@comidaderua) e do restaurante Locals Only CB (@localsonlycb). O projeto Comida de Rua é realizado, desta vez, em paralelo à 3ª Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada (AgUrb), no Parque da Redenção. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ O Comida de Rua é um projeto itinerante que surgiu em 2013 para democratizar o acesso à gastronomia e ocupar o espaço público porto-alegrense. Rodrigo utiliza a palavra subversão para falar do que o motiva a pensar em novas iniciativas que discutam a relação das pessoas com a comida e promover o lazer e a diversão: “É preciso achar métodos diferentes do que os que já foram implantados”, resume. Em cinco anos, o Comida de Rua já realizou mais de 60 eventos. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ Rodrigo também trabalha com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que surgem espontaneamente em quintais, jardins e outros espaços e, muitas vezes, não são consumidas por desconhecimento. Assim, cria pratos ricos em sabor, resgatando paladares e fomentando o DNA da rua. ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ #AgUrb #Agricultura #Alimentação #UFRGS #ComidaDeRua #SoberaniaAlimentar #AgriculturaUrbana #DesenvolvimentoRural #DesenvolvimentoSustentável #Cultivo #CultivoComunicaçãoRural #PANCs #PlantasAlimenticiasNãoConvencionais #AproximarOCampoDaCidade #Gastronomia #ComidaDeRua

A post shared by Cultivo – Comunicação Rural (@agenciacultivo) on