Como cooperativas podem usar o espírito cooperativo na comunicação e no marketing

sábado, 7 de julho de 2018. Postado por .

Baseadas na gestão democrática, na ajuda mútua, na solidariedade e na equidade, as cooperativas podem se beneficiar dessas características na comunicação e no marketing, sobretudo quando são do setor agropecuário. Como? Contando como elas mudam a vida de agricultores e de quem trabalha nela, uma vez que são assentadas em valores que tangem ao bem comum.

Abaixo, listamos algumas dicas práticas de como elas podem fazer isso, garantindo a venda de produtos em tempos de crise e gerando, assim, valor agregado a todos os associados.

 

Cooperativas devem priorizar os associados

Primeiro ponto básico para qualquer produto de comunicação de cooperativas: colocar, no centro dos holofotes, os associados e os produtores rurais que fornecem a matéria-prima.

Contar histórias de como a organização auxilia quem trabalha diretamente para ela é um ponto-chave no marketing. É possível fazer isso em folders, livros, revistas, vídeos, fotografias, redes sociais e em qualquer produto institucional que se ocupe da história e da tradição da cooperativa em questão.

Nenhuma cooperativa seria nada sem seus associados – e essa, além de ser uma verdade máxima, também é uma estratégia de posicionamento eficaz.

 

Elaborar produtos de comunicação interna

Nem só de comunicação externa vive uma empresa. Conversar com seus funcionários e associados é fundamental para cooperativas do setor agro manterem-se unidas, fortes  e saudáveis. Isso porque lembrar de quem ajuda a manter a organização de pé é um passo importante para deixá-los a par do que ocorre e seguir motivando a equipe.

Revistas, informativos ou jornais internos são meios eficazes de atingir a todos. Como uma das barreiras no meio rural brasileiro ainda é o acesso à internet, para conversar com os associados, é mais eficaz imprimir o material e entregá-lo na casa do produtor. Se o interesse é apenas informar funcionários locais, o e-mail ou o WhatsApp são alternativas mais em conta.

 

Enaltecer o espírito cooperativo

O espírito cooperativo é a grande sacada de comunicação e marketing, tanto em âmbito externo quanto interno. Isso pode ser feito valorizando funcionários e associados, contando sua história e o impacto da cooperativa no dia a dia deles. Também é fundamental manter todos a par das decisões – o que é uma premissa dessas organizações.

No momento em que a compra dos produtos transformados na cooperativa são garantidos, todos que trabalham com ela são beneficiados.

 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, assista à oitava edição do Cultivo Conteúdo, nosso canal no YouTube. Para saber mais como nós podemos te ajudar a potencializar a comunicação da sua cooperativa, escreva para contato@agenciacultivo.com.br.

2 respostas para “Como cooperativas podem usar o espírito cooperativo na comunicação e no marketing”

  1. Sandro Lima disse:

    Muito boa materia mesmo e como muita qualidade nas palavras. São informações desse tipo que preciso para compor minhas pesquisas, obrigado!

    • Cândida Schaedler disse:

      Olá, Sandro!
      Ficamos muito felizes que o conteúdo seja útil para as suas pesquisas. 🙂
      Continue nos acompanhando e dando feedback do nosso trabalho.
      Abraço,
      Cândida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Educomunicação socioambiental: como aliar mídia e educação para falar sobre o setor rural

A educomunicação socioambiental é um modo muito eficaz de educar crianças, adolescentes e adultos sobre a mídia, ao mesmo tempo em que se desenvolve consciência sobre o meio ambiente e a importância do produtor rural, além de fomentar a democracia e a participação.

5 motivos para agroindústrias investirem em comunicação

Que a comunicação é essencial para tornar sua marca conhecida, disso ninguém duvida. Se você ainda não está convencido da necessidade de uma agência para alavancar sua agroindústria, neste post damos cinco motivos para você mudar de ideia.

10 coisas que você não sabia sobre a Cultivo

Você sabia que já fizemos press kit em alemão e que temos uma playlist cheia de músicas "ruins" no Spotify, só para ouvir nas nossas andanças? E quer saber uma história peculiar que aconteceu durante uma reunião? Leia este post até o fim para descobrir mais informações curiosas - e engraçadas - sobre nosso trabalho!