Como cooperativas podem usar o espírito cooperativo na comunicação e no marketing

sábado, 7 de julho de 2018. Postado por .

Baseadas na gestão democrática, na ajuda mútua, na solidariedade e na equidade, as cooperativas podem se beneficiar dessas características na comunicação e no marketing, sobretudo quando são do setor agropecuário. Como? Contando como elas mudam a vida de agricultores e de quem trabalha nela, uma vez que são assentadas em valores que tangem ao bem comum.

Abaixo, listamos algumas dicas práticas de como elas podem fazer isso, garantindo a venda de produtos em tempos de crise e gerando, assim, valor agregado a todos os associados.

 

Cooperativas devem priorizar os associados

Primeiro ponto básico para qualquer produto de comunicação de cooperativas: colocar, no centro dos holofotes, os associados e os produtores rurais que fornecem a matéria-prima.

Contar histórias de como a organização auxilia quem trabalha diretamente para ela é um ponto-chave no marketing. É possível fazer isso em folders, livros, revistas, vídeos, fotografias, redes sociais e em qualquer produto institucional que se ocupe da história e da tradição da cooperativa em questão.

Nenhuma cooperativa seria nada sem seus associados – e essa, além de ser uma verdade máxima, também é uma estratégia de posicionamento eficaz.

 

Elaborar produtos de comunicação interna

Nem só de comunicação externa vive uma empresa. Conversar com seus funcionários e associados é fundamental para cooperativas do setor agro manterem-se unidas, fortes  e saudáveis. Isso porque lembrar de quem ajuda a manter a organização de pé é um passo importante para deixá-los a par do que ocorre e seguir motivando a equipe.

Revistas, informativos ou jornais internos são meios eficazes de atingir a todos. Como uma das barreiras no meio rural brasileiro ainda é o acesso à internet, para conversar com os associados, é mais eficaz imprimir o material e entregá-lo na casa do produtor. Se o interesse é apenas informar funcionários locais, o e-mail ou o WhatsApp são alternativas mais em conta.

 

Enaltecer o espírito cooperativo

O espírito cooperativo é a grande sacada de comunicação e marketing, tanto em âmbito externo quanto interno. Isso pode ser feito valorizando funcionários e associados, contando sua história e o impacto da cooperativa no dia a dia deles. Também é fundamental manter todos a par das decisões – o que é uma premissa dessas organizações.

No momento em que a compra dos produtos transformados na cooperativa são garantidos, todos que trabalham com ela são beneficiados.

 

Se você quiser saber mais sobre o assunto, assista à oitava edição do Cultivo Conteúdo, nosso canal no YouTube. Para saber mais como nós podemos te ajudar a potencializar a comunicação da sua cooperativa, escreva para contato@agenciacultivo.com.br.

2 respostas para “Como cooperativas podem usar o espírito cooperativo na comunicação e no marketing”

  1. Sandro Lima disse:

    Muito boa materia mesmo e como muita qualidade nas palavras. São informações desse tipo que preciso para compor minhas pesquisas, obrigado!

    • Cândida Schaedler disse:

      Olá, Sandro!
      Ficamos muito felizes que o conteúdo seja útil para as suas pesquisas. 🙂
      Continue nos acompanhando e dando feedback do nosso trabalho.
      Abraço,
      Cândida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

O que a Cultivo quer ser no mundo?

Como um organismo vivo para além das fundadoras e de todos os colaboradores e colaboradoras, é importante perguntar: “o que a Cultivo quer ser no mundo e o que quer deixar de legado?”. É sobre isso, sobre nossas ferramentas de planejamento e sobre os bastidores que nos levaram até elas que escrevo neste post. Confira!

6 dicas práticas para gerenciar crises de imagem em empresas de agricultura familiar

Toda empresa ou instituição pode ser acometida por crises de imagem em algum momento, o que coloca em risco anos de trabalho. Quer saber como aproveitar a maré ruim e minimizar os efeitos negativos? Te damos seis dicas neste post.

Marketing humanizado no setor rural: o que é e como fazer

Para encantar consumidores e clientes, você precisa mostrar que é diferenciado. O marketing humanizado ajuda a atingir esse objetivo mais facilmente. Neste post, explicamos o que é essa estratégia e como aplicá-la em empreendimentos e instituições ligadas à agricultura familiar e à agroecologia.