4 situações em que a assessoria de comunicação é fundamental para o setor rural

quinta-feira, 27 de setembro de 2018. Postado por .

A assessoria de comunicação é muito mais do que um serviço que garante que você apareça nas mídias e tenha redes sociais atualizadas. Ela potencializa sua marca em lançamentos de produtos, gerencia crises de imagem e cobre sua presença em eventos.

Basicamente, uma assessoria de comunicação redige releases (textos para serem disparados à imprensa), estabelece contato com jornalistas e garante que sua imagem esteja positiva entre os clientes e a mídia. Além disso, oferece media training, para que você saiba falar em público, e garante que sua marca seja noticiada em rádios, canais de televisão, jornais, revistas e sites.

Há quatro situações em que as assessorias de comunicação são fundamentais e que, muitas vezes, as agroindústrias, cooperativas e entidades ligas à agricultura familiar desconhecem.

1 – Estabelecer contato com jornalistas e veículos de comunicação

Este passo é muito importante e não é por menos que aparece no topo da lista. Uma assessoria de comunicação conversa com jornalistas e veículos de comunicação para que eles saibam que você existe, o que você faz e garante, portanto, que você tenha mais chances de aparecer na mídia.

Para que isso ocorra, eles redigem releases, que são textos disparados para jornalistas e veículos selecionados. É preciso, nesta etapa, ter bastante estratégia, para que não se saia lotando a caixa de entrada de profissionais sem planejamento. Senão, será apenas perda de tempo e de dinheiro.

2 – Gerenciar crises de imagem

Nenhuma empresa está a salvo de crises, que podem ser causadas por fatores internos e externos. Um exemplo de fator externo que respingou em muitas pequenas empresas e cooperativas do setor rural foram a Operação Carne Fraca e a Operação Leite Compensado. Já escrevemos este post que explica como crises podem ser oportunidades para que você mostre que é diferente.

Para isso, é essencial contratar o serviço de uma assessoria de comunicação, que vai mediar o contato com a imprensa, esclarecer pontos importantes e deixar você a salvo de novos arranhões na sua imagem.

3 – Potencializar o lançamento de um novo produto

Vai lançar um produto novo que demorou bastante tempo planejando? Para que ele não passe despercebido, uma agência de comunicação pode auxiliar a mediar o contato com a imprensa e com os clientes. Assim, há mais chances de que o lançamento seja bem sucedido, garanta as vendas e se firme no mercado.

4 – Cobrir sua presença em eventos

Participar de eventos e de feiras é muito importante para agroindústrias e instituições firmarem contato com o público e lançarem novos produtos. No entanto, no meio de tantos outros empreendimentos, nem sempre é fácil se destacar e chamar a atenção da mídia, bem como avisar, no tom correto, os clientes. Esse é outro espaço em que a assessoria de comunicação pode lhe auxiliar a potencializar: com a cobertura correta e os contatos certos, você alavanca seus negócios e sua presença.

Se quiser saber como a Cultivo pode te auxiliar oferecendo esse serviço focado no setor rural, entre em contato conosco pelo e-mail contato@agenciacultivo.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Projeto, empresa, agência de comunicação: o que a Cultivo é?

Algumas pessoas ainda acreditam que a Cultivo seja um projeto. Entretanto, nós preferimos denominá-la de agência de comunicação. Quer saber o porquê e entender mais sobre as dificuldades e os desafios de se estabelecer no meio da comunicação rural? Contamos tudo também para nós mesmas neste post!

O que é marketing de conteúdo e por que ele destaca marcas do setor rural?

Conteúdo de qualidade vai muito além de falar da sua marca e dos seus produtos. Mais do que se vender enquanto empreendimento, instituição ou rota turística no campo, você precisa engajar clientes ou potenciais turistas para que eles lembrem de você. Para isso, existe o marketing de conteúdo.

Entenda as causas e as consequências do envelhecimento da população rural

O Censo Agropecuário de 2017 evidenciou o envelhecimento da população rural brasileira, o que corrobora a dificuldade de fazer a sucessão das propriedades no campo. Entenda, neste post, as causas e as consequências desse problema.