5 motivos para agroindústrias investirem em comunicação

segunda-feira, 2 de julho de 2018. Postado por .

Que a comunicação é essencial para tornar sua marca conhecida, disso ninguém duvida. O próprio fato de vender produtos em supermercados e lojas ou de participar de feiras é uma forma de comunicação, pois você entra em contato direto com o público.

Porém, para alcançar melhores resultados e atingir determinados objetivos, é recomendado o trabalho especializado de agências, que produzem folders, vídeos, fotos, sites, blogs, gerenciam redes sociais e criam material institucional para tornar sua agroindústria melhor posicionada em um mercado competitivo. Afinal, de nada adianta ter o melhor produto se ninguém sabe que ele existe ou não compreende a história por trás dele.

No caso do setor agro e rural, há motivos que concernem à importância da comunicação como um todo, mas há outros mais específicos, que falam de tendências de consumo e de alteração de hábitos alimentares.

 

1 – Aumentar a lembrança da marca

O primeiro motivo é o mais óbvio e importante: quanto mais você comunicar a existência da sua empresa, mais as pessoas vão saber que ela existe. Em uma feira cheia de outras agroindústrias ou em supermercados e lojas especializadas, é mais fácil você ser escolhido se as pessoas lembrarem que você existe, qual é a sua história e as razões que tornam o seu produto melhor.

 

2 – Elevar as vendas

Aumentar o número de vendas é um objetivo que pode ser alcançado, mas não é obrigatório. A partir do momento em que você mostra a existência da sua agroindústria, da sua história e dos seus produtos, é natural que mais pessoas queiram comprar o que você oferece.

Se você não tem espaço para crescer, não se preocupe! A comunicação nem sempre tem o objetivo de fazer você vender mais – por isso, fique atento aos outros motivos listados neste post.

 

3 – Fidelizar clientes

Tão importante quanto conquistar clientela nova, é fidelizar aquela que já confia no seu trabalho. A comunicação é uma aliada importante nesse ponto, ao mostrar para o cliente que você se importa com ele e busca sempre inovar.

Nesse caso, o tratamento que você oferece a ele, pessoalmente, também é fundamental. De nada adianta ter um material institucional bem elaborado se em feiras você não sabe atendê-lo.

 

4 – Gerar autoridade

Conteúdo de qualidade, além de potencializar sua marca, faz com que as pessoas reconheçam que você é uma autoridade no ramo em que atua. Ou seja, se você souber se posicionar bem na imprensa, nas redes sociais e nos eventos, o público vai distingui-lo como alguém que sabe do que está falando e, portanto, produz os melhores embutidos, bebidas, alimentos etc. Isso fortalece a sua imagem e a da empresa, levando aos outros itens já listados neste post.

 

5 – Mudança nos hábitos de alimentação a partir de um consumo consciente

Por último, mas não menos importante, devemos considerar que há uma tendência mundial de mudança nos hábitos alimentares da população. As pessoas demonstram maior preocupação em saber a origem dos alimentos e dos produtos que consomem, buscando entender quem os produz, por que devem consumi-los e que impacto eles geram no meio ambiente.

Essas tendências já têm até nome: mindful eating e slow food. Em breve, faremos um post especial sobre o assunto aqui no blog, trazendo mais informações sobre cada tendência (por ora, você pode assistir a este vídeo do Cultivo Conteúdo, nosso canal no Youtube).

E onde entra a comunicação e o setor agro nisso tudo? Ela é sua aliada no sentido de explicar às pessoas que seu produto tem uma história e que não impacta negativamente na natureza. Comunicar isso por meio de material institucional para mostrar sua agroindústria é fundamental para se posicionar bem e garantir a venda em tempos de mudança.

 

Se quiser ajuda para se posicionar melhor no mercado e fortalecer a comunicação da sua empresa, entre em contato com a Cultivo – Comunicação Rural. Somos uma agência especializada em atender ao setor agro. Escreva para o e-mail contato@agenciacultivo.com.br ou ligue para (51) 997-860-085 ou (51) 999-384-585.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Como cooperativas podem usar o espírito cooperativo na comunicação e no marketing

Baseadas na gestão democrática, na ajuda mútua, na solidariedade e na equidade, as cooperativas podem se beneficiar dessas características na comunicação e no marketing, sobretudo quando são do setor agropecuário. Como? Damos algumas dicas neste post.

Marketing humanizado no setor rural: o que é e como fazer

Para encantar consumidores e clientes, você precisa mostrar que é diferenciado. O marketing humanizado ajuda a atingir esse objetivo mais facilmente. Neste post, explicamos o que é essa estratégia e como aplicá-la em empreendimentos e instituições ligadas à agricultura familiar e à agroecologia.

Como organizar uma assembleia online: 8 dicas práticas para cooperativas!

Organizar e garantir a transmissão de uma assembleia online não é tarefa fácil, ainda mais quando é direcionada para públicos que não são nativos digitais, como agricultores e agricultoras familiares. Compartilhamos algumas dicas para te ajudar neste post e minimizar ruídos de comunicação!